Você está aqui: Home / Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição

Benefício concedido a todo segurado que completar determinado tempo de filiação e contribuição junto à Previdência Social.

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser Integral ou Proporcional:

– Integral: benefício concedido àquele que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher;

– Proporcional: benefício concedido ao homem que comprovar idade mínima de 53 anos de idade e 35 anos de contribuição; para as mulheres exige-se a idade mínima de 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Observação: os valores da aposentadoria por tempo de contribuição integral e proporcional são distintos, cabendo ao beneficiado escolher a opção mais vantajosa para si, uma vez que a aposentadoria proporcional terá um valor reduzido, de 70 a 90% do salário  de benefício. Cabe lembrar que a aposentadoria proporcional foi extinta em 16/12/1998, tendo direito a essa modalidade somente aquele que já contribuía até esta data.

Por fim, não se pode esquecer um requisito fundamental para a concessão da aposentadoria: a carência. O direito ao benefício exige que a pessoa tenha efetivamente trabalhado por um período mínimo de 180 meses, período esse denominado de Carência.